quinta-feira, 22 de março de 2012

Reunião com membros da UFPel para repasse de informações 1/2

RS poderá ter Posto Avançado da FBN/EDA para registro de obras


Aconteceu no último dia 16/03 (sexta-feira) reunião com representantes da UFPel para repasse de informações referentes à instalação de um Posto Avançado do Escritório de Direitos Autorais no RS. O encontro realizou-se no Núcleo de Bibliotecas, no Campus Porto, na Cidade de Pelotas.
A entrega da documentação foi realizada por Claudiomiro Machado Ferreira, escritor e tradutor que também presta Consultoria e Assessoria em Direitos Autorais e Registro de Obras Literárias. Conforme declarou, o RS não figura como Estado com representação da Biblioteca Nacional para efetivar o procedimento de registro de obras de autores e compositores. Assim, quem quiser registrar seu material precisará recorrer ao Rio de Janeiro. Claudiomiro disse que já fez contato com instituições como UCPel, Anhanguera, FURG e AGT/UFPel e espera que alguma delas efetive o convênio.
Secretarias de Cultura ou de Educação do Estado ou de Municípios bem como outras instituições públicas ou privadas podem celebrar o Convênio de Cooperação Técnica com a Fundação Biblioteca Nacional.
Ferreira também ministra palestras com o tema ‘Direitos Autorais e Registro de Obras Literárias’, mantém o blog http://direitosautoraiseregistrodeobras.blogspot.com e recentemente foi procurado pelo assessor de imprensa de um vereador de Rio Grande.