quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Presente na 40ª Feira do Livro de Pelotas

Oficina literária aborda o tema poesia
 09/11/2012

         "Deus, quando nós nascemos, nos dá uma caneta na mão e diz: Escreve a tua história, faz a tua poesia", foi com essa frase que o Prof. Carlos Eugênio da Silva começou a sua oficina de iniciação literária, agora pouco, na 40ª Feira do Livro de Pelotas.
          Carlos iniciou falando do que se trata a poesia, ou seja, como fazer algo literário. Em seguida, explicou para o público o que era verso, estrofe e rima. E como cada linha do poema, e o conjunto dos versos juntamente com a combinação de sons formavam a poesia. O professor também trouxe grandes nomes como Lobo da Costa, Antônio Frederico de Castro Alves e Mario Quintana, como exemplo e incentivo para a garotada.
          Depois de todo o aprendizado, Carlos colocou em prática seus ensinamentos e junto do público trabalhou na criação de um poema através de um tema pré determinado. Felicidade foi o tema escolhido por ser algo que todos poderiam falar. Através dele foram elaboradas, com a ajuda das pessoas, pequenas frases com três à quatro palavras, que foram montando cada estrofe e se ajustando as rimas.
         Carlos terminou a oficina incentivando os mais novos poetas. "É fácil fazer poesia, a gente pode fazer, é só expressar sentimento e botar pra fora, escrever" disse o professor.

Texto: Pâmela Morales
Fonte:http://feiradolivrodepelotas2011.blogspot.com.br/